sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Igreja que não existe mais (4)



por Ariovaldo Ramos


O que existe?

- A Comunhão dos santos existe na realidade da Igreja invisível. Mas, que relevância tem na história uma igreja invisível?

- Ajuntamentos cúlticos – há os que procuram se pautam pela Bíblia, e os que nem tanto.

- Instituições – (muitas e cada vez mais) há as que ainda tentam ser apenas um odre para o vinho, e as que nem tanto.

- Discursos sobre Cristo e sua obra – há os que falam sobre Jesus, segundo a Bíblia, e os que nem tanto.

- Conversões pessoais – há as que trazem marcas do Novo Testamento, e as que nem tanto.

- Missionários – há os que pregam a Cristo, sua morte e ressurreição, e os que nem tanto. O apoio ao missionário está mais para esmola do que para sustento.

- Ação social – há as que querem emancipar o pobre, por amor a Cristo, e as que nem tanto.

- Pastores e Lideres – há os que tentam alcançar o padrão dos presbíteros do Novo Testamento, e os que tanto menos.

- Títulos - em profusão, constratanto com a escassez de irmãos.

- Orações - principalmente, por necessidades materiais, sociais e de cura, que parecem não ser respondidas, pelo menos, não a contento.

- Milagres – (mas pessoais) a misericórdia divina continua se manifestando, porém, não se entende mais o princípio de sua ação.

- Ministérios – há os que são ministros (servos), e os que nem tanto.

- Riqueza – Instituições estão cada vez mais ricas, e há os que usufruem da mesma.

- Irmãos e irmãs que amam a Cristo e a Igreja, mas que estão cada vez mais confusos sobre o que estão assistindo – e há, cada vez mais, um amor em crise.

E ecoa a voz do Cristo: Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lc 18.8)

Talvez, ainda haja tempo de pedir perdão!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Igreja que não existe mais (3)

Pelo que orava a Igreja do Novo Testamento?

“Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa. E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.” At 4.21-31

Oravam para que nenhum sofrimento os impedisse de glorificar a Cristo, de anunciá-lo com coragem e determinação – o Cristo que eles viviam diariamente pela fraternidade solidária. Oravam por missão!

Para além da Igreja que está sob perseguição, não há sinal de que essa Igreja ainda exista!

por Ariovaldo Ramos

Lição de Ética



Domingo ensolarado em Salvador, exatamente há 40 anos atrás. Dia 16 de Novembro de 1969, o estádio da Fonte Nova na capital baiana onde morava seria o palco do segundo maior evento do ano.

O primeiro tinha ocorrido alguns meses antes, acho que em Junho, com o primeiro passo na Lua – “um pequeno passo para um homem e um grande passo para a Humanidade”, lembra? O mundo parou para ver Neil Armstrong realizar o feito!

O mundo estava parando mais uma vez em 1969 para assistir ao milésimo gol de Pelé. Eu já tinha ido a Recife e a João Pessoa acompanhando a tournée do Santos, na época o melhor time do mundo. Acreditava que os 4 gols faltantes seriam feitos naquela série de amistosos no Nordeste — contra o Santa Cruz, no Recife dia 12 ou ao enfrentar o Botafogo da Paraíba no dia 14. Mas ele só fez 3 nesses dois jogos. Na Paraíba ele virou goleiro pois a coisa estava fácil demais e suspeitou da armação para que deixassem entrar qualquer bola que chutasse. No dia do jogo contra o meu querido Esporte Clube Bahia só faltava um gol!

O milésimo gol não foi marcado, mas foi um dia marcante para mim. Aprendi uma grande lição sobre Ética e Valores nesse dia.

Já no meio do segundo tempo Pelé driblou 2 adversários, desviou do goleiro e chutou para marcar. A bola estava a um palmo da linha fatal quando não se sabe de onde surgiu um pé que impediu o gol. Era o Nildo, zagueiro central do Bahia que se esforçou para tirar a bola e ouviu a maior vaia da história do futebol até essa época. Foi vaiado por quase 100 mil pessoas que lotavam o estádio em sua maioria torcedores do próprio Bahia.

Senti um engasgo na garganta naquele momento. Tinha o grito de Gol preso, mas decidi aplaudir o Nildo. Ele estava fazendo o que era correto, era pago para impedir que a bola entrasse nas redes do seu time, mesmo que fosse o tão desejado milésimo gol de Pelé.

Nildo virou o anti-herói do espetáculo, quase foi demitido no dia seguinte, mas tornou-se meu herói particular. Na hora da verdade, temos de fazer o que é certo e honrar nosso trabalho, mesmo que a gente corra o risco de levar uma vaia de 100 mil pessoas.

Parabéns, Nildo! Você não fez corpo mole, foi corajoso e valorizou ainda mais o gol que Pelé finalmente marcou na quarta feira seguinte, dia 19 de Novembro, contra o Vasco da Gama, no Maracanã.

Via Blogdolider