segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
DEZ DICAS PARA BARACK OBAMA
Bob Woodward – o famoso jornalista do Washington Post que, junto com Carl Bernstein, revelou o escândalo Watergarte que culminou com a renúncia de Richard Nixon – escreveu 4 livros sobre George Bush. Recentemente ele publicou uma lista de 10 lições que Barack Obama e sua equipe podem aprender com a desastrada gestão de Bush na Casa Branca. Segundo Woodward, é responsabilidade do presidente:
1. Definir o tom do relacionamento entre os membros da sua equipe. Não se pode ser passivo nem tolerar divisões virulentas;
2. Insistir para que todos se pronunciem abertamente uns diante dos outros, especialmente quando houver discordâncias veementes;
3. Fazer a lição de casa para dominar as idéias e conceitos fundamentais por trás das medidas que adota;
4. Fazer com que as pessoas exponham seus pontos de vista e se certificar que todas as más notícias cheguem ao Salão oval (escritório do presidente na Casa Branca);
5. Fomentar uma cultura de ceticismos e dúvidas;
6. Confrontar os dados contraditórios que recebe com rigor;
7. Contar a verdade nua e crua ao público, mesmo que isso signifique dar notícias muito ruins;
8. Entender que motivos justos não bastam para garantir eficácia política;
9. Insistir em pensamento estratégico;
10. Abraçar a transparência.
Você acha que essas dicas são válidas apenas para o Barack Obama? Na empresa onde você trabalha, os líderes praticam essas dicas? E para os políticos brasileiros em posição executiva (presidente, governadores, prefeitos) você acha que essas dicas devem ser úteis?
fonte:Blogdolider
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