quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Mercado



Suécia introduz postos de gasolina para mulheres

Claudia Varejão Wallin
De Estocolmo


A maior distribuidora de petróleo da Suécia está introduzindo um novo conceito: postos de gasolina direcionados especialmente às mulheres.
Metade dos 500 postos da Preem Petroleum passaram por um verdadeiro banho de loja, a fim de atrair cada vez mais a clientela de saias.
O novo design é feminino, em tons de laranja. As salas para troca de fralda são impecáveis e nos banheiros os espelhos tem iluminação adequada para a aplicação de maquiagem.
Nas prateleiras, as lojas de conveniência ganharam produtos como meias finas e até alimentos produzidos pela marca de produtos 'light' Weight Watchers, (Vigilantes do Peso).
Luvas plásticas
A Preem Petroleum descobriu que era preciso agradar a clientela feminina depois de realizar uma pesquisa para identificar o perfil de seu público-alvo.
"A pesquisa mostrou que os homens não eram mais nossos principais clientes", contou Thomas Ögren, gerente de comunicações da Preem, em entrevista à BBC Brasil.
"As mulheres representam hoje entre 40% e 50% de nossa clientela, e precisamos nos adaptar a esta nova realidade".
Nao é só uma questão de design. Junto às bombas de gasolina - que na Europa são operadas pelos próprios motoristas -, os postos da Preem oferecem agora luvas de plástico descartáveis para proteger as mãos femininas de eventuais respingos de combustível.
A venda de peças e acessórios para automóveis está sendo estrategicamente concentrada ao lado dos caixas de pagamento, para permitir que mulheres com pouca experiência no assunto possam fazer perguntas e obter assistência rápida.
Estilo saudável
Nas bombas de gasolina e no interior das lojas de conveniência, painéis com enormes maçãs verdes indicam que o conceito feminino abraça também um estilo de vida mais saudável.
"Antes, só vendíamos cachorro-quente", diz Ögren. "Agora temos alimentos frescos e de qualidade, como saladas e sucos", acrescenta.
A preocupação com o meio-ambiente é outro aspecto do novo conceito: quase todos os postos da Preem já oferecem combustíveis de fontes renováveis, como o etanol.
Além disso, 80% por cento da água usada nas lavadoras automáticas de carros consiste de água reciclada.
"O uso das lavadoras aumentou 90% desde que introduzimos a água reciclada", conta Thomas Ögren.

Colado de <http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070926_posto_gasolinaaw.shtml>

Nenhum comentário: