domingo, 27 de janeiro de 2008

Terra Caída - Catulo da Paixão Cearense

FAZ hoje sete janêro,

que eu dêxei o Ciará,

e rumei lá pró Amazona,

a terra dos siringá.

N’aquelas mata bravia,

lá, nos centro arritirado,

as arve tem munto leite,

mas nós já tâmo cansado!

O inverno, n’aquele inferno,

é uma grande infernação!

No inverno não se trabaia,

que é o tempo da alagação.

Isperei. Veio o verão.

É mais mió não falá!...

Tu qué sabe, meu amigo,

o que é os siringá?!

É trabaiá... Trabaiá!

É um hôme se individá!

É vive n’uma barraca,

n’um miserave casebre

e sé ferrado da febre,

que anda danada prú lá!

É trabaiá, trabaiá,

dendê que rompe a minhã,

prá de dia sé chupado

pulo piúm, que é marvado,

e de noite sé sangrado

pulo tá carapanã!!

É um hôme dá todo o sangue

pró mardito do piúm,

e vortá mais disgraçado,

cumo eu — o Chico Mindélo,

duente, feio e amarelo,

cumo a frô do girimúm.

Ansim, lá dos siringá,

no fim de três, de três ano,

sem um vintém ajuntá,

ia vortá prá Manáu,

tândo fixe na tenção

de Manáu vim pró sertão

do meu quirido Ciará.

Apois!... siguindo os consêio

que me dava o coração,

arrêzôrvi não vortá!

Nasceu em São Luis do Maranhão e mudou-se para o Rio de Janeiro, com os pais, em 1888, ainda adolescente, onde trabalhou como joelheiro. Relacionou-se com músicos (“chorões”) da época, participando da vida boêmia da cidade. De suas composições, o “Luar de Sertão” (1908), com letra de sua autoria, é até hoje peça popular, considerada um verdadeiro hino do sertanejo. Leia mais na página de Antônio Miranda

filado do blog do Noblat

Nenhum comentário: